Obtenção e caracterização de matrizes poliméricas com nanopartículas de CdSe e co-dopadas com nanobastões de Au

por Portal PPFIS Infis
Publicado: 21/02/2021 - 08:18
Última modificação: 21/02/2021 - 08:18

Resumo: A presente proposta pretende elevar o patamar das pesquisas em nanocristais de CdSe e nanobastões de Au. Pretende-se também com esta proposta, consolidar e ampliar a colaboração que tenho com o laboratório do Grupo de Fotônica e Materiais Nanoestruturado (DFMNano) do departamento de Física da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) localizado no campus Londrina e coordenado pelo Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço. Como tenho trabalhado nos temas: propriedades óticas e térmicas de diferentes materiais (cristais e vidros dopados com terras-raras e nanopartículas) com propriedades promissoras para uso e integração em dispositivos para as mais variadas aplicações, como dispositivos fotônicos, sensores, conversão e armazenamento de energia, entre outros; e como também tenho trabalhado com técnicas fototérmicas na investigação de materiais nanoestruturados e materiais de baixa dimensionalidade, tais como nanopartículas, nanocristais e nanobastões; e considerando que existe uma grande superposição de temas de interesse e maior experiência do DFMNano na síntese de nanomateriais semicondutores e metálicos em solução coloidal e na aplicação de materiais nanoestruturados para a construção de dispositivos opto-eletrônicos como dispositivos fotovoltaicos, LEDs e fotodetectores, acredito que seja de fundamental importância o fortalecimento e consolidação desta parceria. Portanto, a presente proposta busca unir a expertise do DFMNano da UTFPR com a do GPOTM na fabricação e estudo de matrizes poliméricas com nanoestruturas. Esta união poderá ampliar e interligar ainda mais a colaboração já existente entre os dois grupos. Espera-se assim, elevar o patamar das pesquisas em questão e contribuir para o processo de inovação e transferência de tecnologia entre os dois grupos e a sociedade.

Financiadores: