Caracterização Óptica De Corantes Naturais Inseridos Em Matriz De Quitosana E Nanopartículas Para Bioaplicações

por Portal PPFIS Infis
Publicado: 11/02/2021 - 14:53
Última modificação: 11/02/2021 - 14:53

Resumo: Este projeto consiste inicialmente na otimização do processo de extração e caracterização óptica de corantes naturais, objetivando elucidar suas propriedades físico-químicas para possíveis bioaplicações. Posteriormente, será realizado o estudo das propriedades ópticas e térmicas de corantes naturais extraídos de folhas da Tradescantia pallida purpurea e sementes de urucum inseridas em matriz de quitosana e nanopartículas (NPs) metálicas. O objetivo é avaliar a viabilidade desses materiais em bioaplicações como agentes bactericidas e biomonitoramento ambiental. O projeto será desenvolvido no Grupo de Propriedades Ópticas e Térmicas de Materiais (GPOTM) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como se trata de um tema de relevante importância científica, tecnológica e também abrangente, visto ser uma área de pesquisa recente, o estudo desses materiais é bastante promissor e com grande potencialidade de futuras aplicações. As linhas de pesquisas deste plano de trabalho serão de caráter experimental e enfocarão a continuidade do estudo das caracterizações espectroscópicas e termo-ópticas de corantes naturais (extraídos de plantas e sementes). Nosso grupo de pesquisa, tem experiência com extração de corantes naturais de sementes e plantas, e neste projeto o objetivo é inserir os corantes extraídos em matriz de quitosana pura (solução e filme), soluções de quitosana e nanopartículas (NPs) metálicas, visando bioaplicações. Realizaremos o processo de extração do corante natural, caracterização espectroscópica e termo-óptica, aplicando as técnicas de Lente Térmica (LT) e/ou Difração Cônica (CD). Posteriormente, a solução de corante natural será inserida em matrizes de quitosana na forma líquida para caracterização óptica. Por fim, serão preparados filmes de quitosana e corantes naturais, visando possíveis bioaplicações bactericidas. Por último, a preparação e caracterização óptica de biomaterias de quitosana e corante natural na presença de NPs metálicas.

Financiadores:
Responsável: