Gustavo Foresto Brito de Almeida

Última modificação: 22/02/2021 - 07:54
Tipo do Docente:
+55 34 3291-5921

Possui graduação em Física com ênfase em óptica e fotônica (2011) pela Universidade de São Paulo, mestrado (2014) e doutorado (2018) em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de óptica e fotônica e suas pesquisas incluem conhecimento em óptica não linear, laser de pulsos ultracurtos, propriedades ópticas não lineares e o uso de pulsos ultrarrápidos na ablação e modificação de materiais, visando a microfabricação de dispositivos fotônicos e melhor compreensão da interação luz-matéria nesse regime. Durante seu mestrado estudou a formação de estruturas superficiais periódicas induzidas com laser de femtossegundos em silício e, no seu doutorado, escreveu guias de onda com pulsos ultracurtos e caracterizou suas propriedades não lineares. Atualmente é professor no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.