Acontece

Propriedades físicas e químicas de óxidos magnéticos na forma de monocristaisnanoestruturados obtidos por sol-gel e sputtering

15 de Março 2024, às 10:00hs (horário de Brasília), Prof. John Carlos Mantilla, Instituto de Física, Universidade Federal de Uberlândia (auditório 3Q)
por George Balster Martins
Publicado: 04/03/2024 - 08:42
Última modificação: 08/03/2024 - 05:49

Após a Revolução Industrial o mundo vivenciou mudanças profundas na sociedade. Industrialização de países, urbanização e desenvolvimento de grandes cidades e uma cultura de consumo por bens, trouxe consigo geração de poluentes, demanda por recursosnaturais e uma dependência profunda por energia para poder manter esse novo estilo devida.

É dentro desse contexto que nasce a necessidade pelo desenvolvimento de novastecnologias capazes de garantir uma geração de energia sustentável e eficiente e por soluções que possam identificar e captar poluentes no meio ambiente.

Assim, este trabalho tem por objetivo sintetizar óxidos mistos do tipo perovskitas,estudar as suas propriedades físicas e químicas obtidas a partir da sua fabricação por diferentes elementosquímicos, estequiometria e geometria visando a sua aplicação como fotossensores e células fotovoltaicas. A síntese e caracterização de monocristais serão produzidos através da técnica detransporte químico em fase vapor (CVT), nanocompostos serão obtidos pelo método sol-gel e filmes finos por meio da técnica sputtering. Mais especificamente procura-se desenvolver sensores de gases de pequeno porte que sejam mais acessíveis, apresentando alta sensibilidade e uma melhor capacidade de seleção.