Acontece

Nenhuma Das Anteriores (NDA) - Sistema automatizado de provas e exercícios de múltipla escolha

20 de Abril de 2023, 14:00hs - Brasilia (13:00hs - USA Eastern Standard Time): Prof. Dr. Gerald Weber, Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais
por George Balster Martins
Publicado: 17/04/2023 - 10:22
Última modificação: 17/04/2023 - 10:22

A prova de múltipla escolha é um método de avaliação que tem como principal vantagem a rapidez na correção e a redução da carga de trabalho do docente. No entanto, esta rapidez de correção implica em uma série de desvantagens, sendo as mais óbvias a cola facilitada e chute puro e simples. Por esta razão a utilização mais ampla de provas de múltipla escolha, especialmente no ensino universitário de ciências exatas, encontra muitos entraves. Além da facilidade fraude ou o risco de aprovar estudantes inaptos, ela sofre o estigma de ser um tipo de avaliação pouco exigente e por isso indesejável para o ensino superior. Neste seminário apresento Nenhuma Das Anteriores (NDA), um sistema de provas de múltipla escolha que desenvolvi nos últimos 12 anos no Departamento de Física da UFMG. Vou mostrar como o sistema opera, como é seu uso prático, como o sistema contorna os problemas de fraude e chute eficientemente, e como o sistema permite uma avaliação sem qualquer queda de qualidade. O uso do NDA se dá muito além de provas escritas, utilizamos o sistema amplamente para listas de exercícios e mais recentemente adaptamos seu uso ao Moodle, o que fez com que o NDA tenha se tornado uma ferramenta de ensino indispensável para o dia a dia. Por fim, vou dar uma ideia de como se implementa questões novas, como são geradas as provas, como é feita a apuração dos resultados e quais os bancos de questões que já existem.