Acontece

Workshop do PPFIS - 2021/2

Apresentação de projetos por docentes do PPFIS/UFU
por Portal PPFIS Infis
Publicado: 13/09/2021 - 10:18
Última modificação: 27/09/2021 - 08:04

Primeiro Workshop do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física - UFU 

A coordenação do PPFIS tem o prazer de convidar toda a comunidade para participar do Primeiro Workshop do PPFIS-UFU que ocorrerá de 27 a 30 de Setembro de 2021.

O evento tem como objetivo aproximar os pesquisadores do PPFIS e a comunidade acadêmicia externa ao PPFIS.

O evento tem como público alvo, pricipalmente,  os estudandes de graduação do INFIS bem como estudantes de áreas afins da UFU e de outras instituições.

Nesse evento, os docentes do PPFIS farão breves apresentações das suas linhas de pesquisa e dos temas de maior interesse.  

As palestras serão ministradas de 08h00 às 09h00. Serão palestras com duração de 10 minutos mais 5 minutos para perguntas. 

Inscreva-se aqui. Acesse a virtual clique aqui.

Programa
HorárioSegundaTerçaQuartaQuinta
08:00 - 8:15 ------ Abertura ------José Candido XavierAlexandre MarlettaMarcel Novaes
08:15 - 8:30José de los Santos GuerraEdson VernekRaigna Augusta Da SilvaLiliana Sanz De La Torre
08:30 - 8:45Tomé Mauro SchmidtGeorge Balster MartinsViviane PillaJosé Maria Villas Boas
08:45 - 9:00Daiane Damasceno Borges------Roberto Hiroki Miwa ------ Encerramento ------

Alexandre Marletta

Título: Espectroscopia de metamateriais

Resumo: Atividade óptica e quiralidade são comumente relacionadas à estrutura química inerente de moléculas quirais, principalmente de produtos naturais. É largamente estudado na área de biomoléculas, tais como: proteínas, ácidos nucleicos, moléculas com ligação em bloco L-amina e D-açucares, moléculas sintéticas sintotáticas e etc. Do ponto de vista fundamental, os novos fenômenos observados em espectroscopia, tais como poder rotatório ou dicroísmo circular, tem motivado a área da Física em seu entendimento com observação de fenômenos lineares e não lineares, superfícies, cristais, entre outros. Apresentamos uma nova técnica de Espectroscopia Raman por Elipsometria (ERS), seu desenvolvimento teórico e experimental. Foi estudado simplesmente a luz polarizada de um laser de Argônio e despolarizada de um laser de Hélio-Neonio. Para comprovar a eficiencia da ERS, foi obitido o espectro ROA para o (S)-(−)-1-feniletanol e, como contraprova, apara água ultrapura.

Daiane Damasceno Borges

Título: Simulação molecular de novos materiais

Resumo: Nesta apresentação, vou expor alguns trabalhos desenvolvidos pelo grupo para ilustrar como a modelagem molecular pode ajudar a projetar novos materiais. Entre os tipos de materiais a serem explorados estão os materiais cristalinos porosos, como as redes metal-orgânicas (MOF - Metal Organic Framewok) e as redes orgânicas covalentes (COF - Covalent Organic Framework); o grafeno e seus derivados (ex. GO, rGO e grafinos); materiais amorfos poliméricos, etc. Irei mostrar os principais métodos de simulação molecular como ferramentas para o estudo das propriedades desses nano-materiais. Por exemplo, a simulação de Monte Carlo e de Dinâmica Molecular combinados com cálculos de Funcional da Densidade (DFT) nos permite investigar as propriedades estruturais, dinâmicas e de adsorção.

Edson Vernek

Título: A beleza da Física de muitos corpos em sistemas nanoscópicos

Resumo: O comportamento coletivo de partículas podem diferir dramaticamente dos comportamentos individuais das mesmas. Por exemplo, o fenômeno do ferromagnetismo ou antiferromagnetismo ocorre devido a uma quebra espontânea de simetria, na qual o estado fundamental do sistema de muitas partículas possui um ordem específica. Tais fenômenos coletivos são comumente chamados fenômenos emergentes e tem atraído grande atenção ao longo dos anos, motivada tanto por seus aspectos conceituais fundamentais bem como por suas aplicações práticas. Nessa oportunidade propomos apresentar brevemente alguns sistemas físicos sobre os quais temos dedicado esforço na busca por melhor compreensão das suas propriedades físicas. Apresentaremos brevemente as principais ferramentas numéricas aplicadas ao estudo desses sistemas.

 

George Balster Martins

Título: Modelos efetivos para sistemas complexos

Resumo: Os projetos do meu grupo, em colaboração com outros membros do GNano, como por exemplo o Prof. Vernek, e com membros do Grupo de Propriedades Eletrônicas e Magnéticas de Moléculas e Sólidos, como o Prof. Tomé Schmidt, busca aplicar modelos ditos efetivos a sistemas de Matéria Condensada que, devido à sua complexidade, não são solúveis diretamente via métodos computacionais ou  analíticos. Às vezes, tais modelos efetivos descrevem bastante bem as propriedades básicas do sistema, outras vezes as descrevem apenas  qualitativamente. Darei exemplos de dois sistemas no qual trabalhamos recentemente, um com propriedades topológicas e outro apresentando magnetismo de baixa dimensionalidade, para ilustrar a nossa metodologia.

Jose Candido Xavier

Título: Emaranhamento e o grupo de renormalização da matriz densidade

Resumo: Existe uma certa classe de problema que apresenta grandes desafios teóricos, a saber, sistemas quânticos envolvendo muitas partículas interagentes. Este sistemas apresentam inúmeras propriedades singulares como supercondutividade a altas temperaturas, superfluidez, magnetismos, entre outras. Propriedades estas que não podem ser explicadas utilizando a "aproximação de elétrons livres" ou métodos perturbativos. Os desafios são devido ao fato que até o presente momento não existem técnicas analíticas e/ou numéricas para tratarem esta classe de problema.

O nosso foco de pesquisa reside principalmente em estudar  sistemas de muitos corpos interagentes por métodos não aproximados/perturbativos. Pretendemos nesta palestrar focar no grupo de renormalização de matriz densidade (DMRG) que é extremamente útil para estudar esta classe de problemas, no caso de sistemas quase-unidimensionais.  Esta técnica é tão importante que levo a prestigiosa revista “Physical Review Letter” a escolher o artigo seminal como uma da “mislestone letter” da Physical Review. Pretendemos, também, discutir o emaranhamento quântico que é um ingrediente fundamental do DMRG e que atualmente tem grande importância em diversas áreas como matemática, computação e física.

José de los Santos Guerra

Título: Ferroeletric materials: multifunctionality and applications

Resumo: Ferroelectrics and related systems are very potential materials for practical applications because of the different physical phenomenon they manifest, which make them promissory systems for specific electro-electronic devices. For instance, because of their excellent piezoelectric response, they can be applied in piezoelectric devices, using either direct or converse piezoelectric effect, including sensors, high voltage and power sources, and others. They may also be used as radiation sensors, because of its excellent pyroelectric properties, where the polarization is very sensitive to thermal variations. And of course, because of its capability of the polarization switching under alternate electric field they can also be used in memories devices. The aim of the present talk is to provide a very short background of the ferroelectric systems with emphasis on their main characteristics for practical applications.

José Maria Villas-Bôas

Título: Quantum information on solid state system

Resumo: Quantum information has been developing rapidly in recent years and solid state systems hold great promise as they can use today's chip fabrication infrastructure. Here we will make a brief description of our work in this research area.

Liliana Sanz De La Torre

Título: Geração de estados maximamente emaranhados em pontos quânticos

Resumo: A geração de estados emaranhados em sistemas físicos escaláveis  é indispensável para o desenvolvimento prático de qualquer protocolo de processamento quântico de informação.  Apresentamos uma breve revisão dos estudos desenvolvidos no intervalo de 2015 a 2021 pelo Grupo de Óptica e Informação Quântica, em colaboração com o Prof. Fabrício Macedo de Souza, sobre a geração de estados emaranhando em sistemas de pontos quânticos  carregados acoplados por tunelamento. 

Marcel Novaes

Título: Caos quântico

Resumo: Pesquiso duas abordagens ao estudo das propriedades quânticas dos sistemas classicamente caóticos: a aproximação semiclássica e o uso de matrizes aleatórias. A primeira é baseada em trajetórias e nas propriedades do caos; a segunda é estatística e baseada em propriedades médias de sistemas aleatórios. 

Raigna Augusta Da Silva

Título: Passado, presente e futuro no gem

Resumo: O grupo de espectroscopia de materiais do INFIS é um grupo que vem focando as suas pesquisas, em problemas aplicados ao nosso cotidiano. Dentre eles, nas áreas de Dispositivos Polimericos e mais recentemente, na área de Biomedicina. Já temos vários alunos de pós graduação formados no grupo, além de colaborações e publicações de impacto nas áreas. Uma visão do que fizemos, do que fazemos e do que faremos, será apresentada nesses trabalho.

Roberto Hiroki Miwa

Título: Simulação computacional aplicada à física dos materiais

Resumo: Nessa linha de pesquisa  temos como objetivo contribuir no  entendimento das propriedades  eletrônicas/magnéticas,  estruturais e de transporte eletrônico em sistemas de baixa dimensionalidade através de  técnicas do estado da arte de simulação computacional. Como resultado esperamos promover além do  suporte teórico aos resultados/interpretações experimentais envolvemos sistemas bidimensionais (2D),  a predição de  (i) novas  propriedades físicas em  materiais (2D) já sintentizados e de  (ii)  novos sistemas materiais/sistemas  bidimensionais (por exemplo heteroestruturas de van der Waals) com propriedades físicas emergentes de interesse tanto na ciência básica como em aplicações tecnológicas.  

Tomé Mauro Schmidt

Título: Fases topológicas em materiais

Resumo: Nosso foco de pesquisa ultimamente tem sido em propriedades eletrônicas, magnéticas e estruturais de nanomateriais e Isolantes Topológicos. Nanociência tem mostrado novas propriedades nos materiais com inúmeras aplicações tecnológicas. Isolantes Topológicos são materiais recentemente descobertos, os quais formam uma nova fase quântica da matéria e apresentam estados de massa nula. 

Viviane Pilla

Título: Caracterização termo-óptica de corantes e nanoestruturas fluorescentes para bioaplicações e materiais ópticos para fotônica

Resumo: Serão apresentados resultados do Grupo de Propriedades Ópticas e Térmicas de Materiais (GPOTM) na linha de pesquisa experimental de preparação (extração, síntese e/ou manipulação) e caracterização de biomateriais (biofluidos, solução aquosa e resinas) na presença de corantes naturais e/ou nanopartículas (NPs) visando possíveis bioaplicações. Os corantes naturais são extraídos de plantas e/ou sementes, e caracterizados por técnicas espectroscópicas e ópticas. O objetivo do trabalho consiste em elucidar as propriedades físico-químicas dos corantes naturais e NPs inseridas em biomateriais para aplicações, como agentes fungicidas e biossensores para detecção de adulterantes e/ou biomoléculas (de interesse biomédico e/ou ambiental). Outras linhas de pesquisas do GPOTM serão abordadas no estudo de materiais ópticos (vidros dopados com terras raras e nanoestruturas) para aplicações em fotônica e óptica não-linear, bem como na área de instrumentação, com a possibilidade de implementações de técnicas ópticas e aplicações.

Tópicos: